sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O AUTO DA COMPADECIDA

Olá Kbronscos e Kbronscas!!


Vamos falar hoje sobre o que eu considero um dos melhores filmes produzido no Brasil, a história de dois nordestinos que com certeza nos fizeram dar muita risada. " Oxente vamó lá?" rs





SINOPSE:


No vilarejo de Taperoá no nordeste brasileiro, vive alguns cidadãos ilustres. João Grilo é com certeza um dos mais inteligente habitante daquele lugar, não existe situação ou problema que  não consiga resolver, mesmo que a consequência seja mais problemas. Chicó  seu melhor amigo, se auto  intitu-la " o homem mais covarde do mundo" e se orgulha muito disso, seu coração é conquistado pela bela Rosinha, filha do maior e temido fazendeiro da região, o Major Antonio de Brito Noronha Morais, um homem autoritário que quer que sua filha se casa com um doutor, o que ele não sabe é que Rosinha já esta apaixonada por Chicó, e ele por ela. Rosinha diz a Chicó que só irá  se casar com o "cabra" mais valente da cidade. João Grilo de olho na porca cheia de dinheiro que ela irá herdar quando se casar  trata de organizar um "truelo" onde Chicó irá enfrentar os valentões da cidade, Cabo Sstenta e Vincentão. Quando Chicó descobre a armação de João Grilo,  promete a "Nossa Senhora" que jamais se deitaria com outra mulher que não fosse Rosinha. Mas essa promessa traz muitas consequências para os dois, e para piorar o cangaceiro Severino de Aracaju invade a cidade. Muita confusão e muita risada na luta desses dois pra se manterem vivos.

INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:

Título original: O Auto da compadecida
Autor: Ariano Suassuna
Editora: Agir
Número de páginas: Depende da edição que você comprar.
Nota que dou: 10
Curiosidades:
*O que deu origem ao livro, foi a peça teatral  escrita em forma de auto, ela possui três atos e foi escrita em 1955.
* Ariano escreve de forma que valoriza o a Literatura de Cordel, tambem conhecida como folhetim, geralmente é escrito de forma rimada, e recebeu esse nome devido a forma como era vendido em Portugal, pendurado em cordas.


CAPAS:










VERSÃO 2000:



O Auto da Compadecida

INFORMAÇÕES SOBRE O FILME: 

Elenco: João Grilo ( Matheus Nachtergaele), Chicó ( Selton Mello), Severino de Aracaju (Marco Nanini),  A Compadecida ( Fernanada Montenegro ), Dora (Denise Fraga), Bispo ( Lima Duarte ), Padre João ( Rogério Cardoso), Eurico ( Diogo Vilela ), Jesus ( Maurício Gonçalves ) ,  Diabo ( Luís Miguel ),  Rosinha ( Virgínia Cavendish ), Major Antonio Morais ( Paulo Goulart ), Vicentão ( Bruno Garcia ), Cabo Setenta ( Aramis Trindade ),
Capanga de Severino ( Henrique Diaz).
Diretor: Guel Arraes
Duração: 104 minutos
Genêro: Comédia
Distribuidora: Colombia TriStar
Ano de lançamento: 2000
Nota que dou: 10
Curiosidades:
* Trata-se do primeiro filme totalmente realizado pela Globo Filmes, desde sua idéia até o desenvolvimento.
*O Auto da Compadecida foi filmado em Cabaceiras,no sertão da Paraíba, uma cidade próxima a Taperoá, cidade em que acontecem as aventuras de João Grilo e Chicó.
*Apesar de já ter sido exibida gratuitamente na televisão, a versão para o cinema foi um grande sucesso, tendo levado aos cinemas mais de dois milhões de espectadores.
Prêmios:
* Grande Prêmio do cinema Brasileiro:
Melhor Diretor: Guel Arraes
Melhor  Ator: Matheus Naschtergaele
Melhor Roteiro
Melhor lançamento

*Miami Brazilian Film Festival:
Prêmio de audiência: Guel Arraes

*Viña del Mar  Film Festival:
Melhor Ator: Matheus Naschtergaele


FRASES QUE MARACARM:
* " Não sei, só sei que foi assim"
*" Ô promessa desgraçada, ô promessa sem jeito"
*" Cuidado não Capitão"
*" Sibito, ele tá doido pra morrer e eu tô doidinho pra matar"
* " É ou não é"
*" Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca, mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé. Já fui barco, fui navio, mas agora sou escaler. Já fui homem, fui menino só me falta ser mulher. Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!"

CAPA DO DVD:






FOTOS:




























































TRAILER:






TRILHA SONORA:







VERSÃO MINISSÉRIE 1999:


O Auto da Compadecida



INFORMAÇÕES SOBRE A MINISSÉRIE
Elenco: O mesmo do filme
Duração: 30 minutos cada capítulo
Número de episódios:  4 cápítulos
Período de exibição: 05/01/1999 á 08/01/1999


CHAMADA:





VÍDEOS:

Chicó valente


Chicó ressucita



Quem é que mada aqui?





VERSÃO 1969:


A Compadecida



Informações sobre o filme:
Elenco: João Grilo ( Armando Bógus ),  Chicó ( Antonio Fagundes ), Padre João ( Felipe Carone ), Bispo ( Jorge Cherques ),  Dora ( Neide Monteiro ), Eurico ( Rubens Teixeira ), Major Antonio Morais ( Aguinaldo Batista ), Jesus  ( Zózimo bulbul ), Severino de Aracaju (  Zé Luiz Pinho ), Compadecida ( Regina Duarte ).
Direção: George Jonas
Genêro: Comédia
Duração: 92 minutos


POSTER:









CAPA DO DVD:












FOTOS:


















VÍDEO:




REPORTAGEM DA ÉPOCA:








VERSÃO 1987:




Os Trapalhões no Auto da Compadecida


Informações sobre o filme:
Elenco: João Grilo ( Renato Aragão ),  Chicó ( Dedé Santana ), Eurico ( Zacarias ), Dora ( Claudia Jimenez ), Sacristão / Jesus (  Mussum ), Major Antonio Morais / Diabo ( Raul Cortez ), Compadecida / Cozinheira do Major ( Betty Goffman ), Padre João ( Emmanuel Cavalcanti ), Bispo ( Renato Consorte ),  Severino de Aracaju ( José Dumont ), Palhaço ( Luiz Armando Queiroz ), Filho do Major ( Marinho Barbosa).
Direção: Roberto Farias
Duração: 96 minutos
Distribuição: Embra Filmes
Curiosidades:
*O filme teve um público total de 2,610,371 espectadores.
*Foi um dos raros filmes dos Trapalhões que chegou a ser comercializado no exterior, no caso, Portugal.


CAPA DO DVD:






FOTOS:
















VÍDEOS:











SOBRE O AUTOR:
Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessos (PB), no dia 16 de junho de 1927. Em 1928 a família deixa a cidade e vai morar na Fazenda Acauhan em Taperoá. Na revolução de 1930 seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro. " Uma mulher vestida de sol" foi sua primeira peça de teatro escrita em 1947. É Membro da Academia Paraíbana de Letras e Doutor Honoris Causa da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte.








MINHA OPINIÃO:
Falar dessa obra pra mim é uma das coisas mais prazerosas que fiz, ela marcou uma época em que usei muito: " Não sei, só sei que foi assim" e " Cuidado não Capitão" rsrsr. Retrata o sofrimento do povo do sertão nordestino, e mostra que mesmo passando por tantas dificuldades eles não perdem o bom humor e a vontade de viver. João Grilo é com certeza um dos personagens mais inteligente, esperto, persuasivo, genial e determinado que a litearatura já criou, pra ele as dificuldades só servem de comsbustível para sua mente trabalha, ele é tão "O CARA", que escapa de ir pra o inferno e ainda diz desaforos para o Diabo. Chicó tem a mesma imaginação de João só que a dele é usada pra inventar histórias mirabolantes, como ficar "como um papagaio que realizava a missa" rsrs. Mas também traz a tona a realidade do comportamento humano Dora e Eurico são os piores padrões que Taperoá já teve, ela só tem olhos pra sua cachorra, enquanto dá bife na manteiga pra ela seus funcionários passam fome. sinceramente não acho que tenha como você assistir a esse filme e não se encantar, tem elementos fundamentais em uma boa trama romance, uma certa ação, e muitos momentos de risada. Mas como em todo livro levado pra telona, existem algumas coisas que foram modificadas, no livro Rosinha não existe, o Coronel tem um filho. Com certeza tanto o livro quanto o filme vale ser visto.

Bjusss, Bjoksss, Bjõesss




terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A HOSPEDEIRA.

Olá Kbronscos e Kbronscas!




Vamos falar sobre um livro que lida com a questão ET, de um ponto de vista que eu nunca tinha visto, e aí quem quer ser abduzido?? rsrsrs










SINOPSE:


É uma nova vida na Terra , uma vida sem violência e crimes, isso acontece depois que uma  civilização alienigina intelectualmente avançada consegue aos poucos se infiltrar entre os humanos e controlá-los sem derramar uma gota de sangue. Depois de capturados os humanos passam por uma cirurgia na qual a alma dos alienigenas é implantada na mente da pessoa, essa alma toma conta de tudo, e aos poucos conseguem apagar todas as lembranças, desejos e sonhos a pessoa desaparece em sua mente, mesmo que seu corpo fisíco esteja intacto, vivendo normalmente como se nada tivesse acontecido, uma luz prateada nos olhos de quem foi transformado, é a única maneira de saber quem continua sendo humano ou não. Os remanescentes humanos começam a ser caçados, Melaine Stryder é uma dos "humanos selvagens", que vivem escondidos e saindo apenas para conseguir suprimentos, em umas dessas viagens Melaine é capturada, e a alma que chamam de Peregrina é desginada para viver  em seu corpo, embora tenha habitado em outros mundos, viver em um corpo humano é totalmente diferente, e Peregrina terá que lidar com lembranças, emoções fortes típicas dos humanos, mas o que ela não esperava, era que Melaine se recusasse a sumir, por mais que lute Peregrina nao consegue apagar a consciência de Melaine, que a força a viver as emoções que viveu com seu irmão Jamie, e principalmente o amor ardente que viveu com  Jared, o homem a quem ama. Peregrina se vê em uma situação totalmente nova, decide insvestigar a mente de Melaine, e descobri onde se escondem os "selvagens". Só que quando se dá conta esta totalmente atraída por Jared, e junto com Melaine sai em busca dele e de Jamie. Quando finalmente os encontram junto com um grupo de resistentes, Peregrina percebe que esta tão apaixonada por Jared, quanto Melaine. Sua presença é vista com maus olhos e em alguns casos com ódio. Agora ela precisa viver com pessoas que podem matá-la a qualquer momento. Mas seu maior dilema é o que fazer com  o sentimento por Jared, como é possível existir um triângulo amoroso com apenas dois corpos.



INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:


Título original: The Host
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 560
Ano de lançamento: 2009
Nota que dou: 10
Curiosidades:
* A Hospedeira foi nomeado um dos "Melhores livros de maio" em 2009, pela Amazon.com.
*Ficou na lista dos Best Sellers do New York Times, por 26 semanas.
*No Los Angeles Time ficou por 36 semanas na lista dos Best Sellers.



CAPAS:


EmPortuguês (Brasil)




Em Português (Portugal)




Em Inglês





POSSÍVEIS SEQUÊNCIAS:


Em 2009, Stephenie Meyer informou que poderia fazer duas sequências do livro, seriam elas "The Soul" e "The Seeker", mas também disse que poderia ser algo totalmente diferente. No final de março de 2011, ela informou que havia feito um esboço da primeira sequência, e que os dois primeiros capítulos já estavam prontos, mas que no momento estava trabalhando em outro livro, apesar de planejar voltar ao projeto.


 DIRETO PRA TELONA:


Como Stephenie se tornou a nova "Midas"do mundo literário, tudo o que ela toca vira ouro, ou melhor filme rsrs. Não seria diferente com "A Hospedeira". Em 2009, os produtores Nick Wechster, Steve e Paula Mae Schwartz compraram os direitos para produzir uma adaptação cinematográfica do livro, com seu próprio dinheiro. O roteirista e diretor do filme será Andrew Niccol. em maio de 2011 a primeira atriz foi confirmada, Saoirse Ronan viverá Melaine Stryder. Jake Abel será Ian O'Shea, e Max Irons será Jared Howe.



O ELENCO DOS FÃS:







SOBRE A AUTORA:


Stephenie Sonnibe Meyer, nasceu em 24 de dezembro de 1973, na cidade de Hartford em Connecticut. Cursou literatura na Universidade de Brigham Young no estado de Utah. Ela é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  Casou-se me 1994 com Christian mais conhecido como "Pancho", juntos tiveram três filhos Gabe, Seth e Eli.Veio ao Brasil em 2010 junto com a equipe de filmagem de "Amanhecer".  A idéia de "A Hospedeira", surgiu em uma viagem que fez de Phoenix para Salt Lake City, Stephenie disse que se sentia entediada, e começou a inventar histórias para se distrair, já havia delineado metade da história antes de se dar conta do que havia criado.








MINHA OPINIÃO:




No começo achei ele muito chato, lento na forma como as coisas aconteciam, mas depois em um determinado ponto  se transforma em algo muito interessante. A força que Melanie tem é enorme, mesmo tendo tudo para desistir,  luta para que pelo menos ocupe um pouco da mente que lhe pertencia. Peregrina passa por momentos angustiantes, não saber o que fazer com algo que esta dentro de nossa mente, é algo que acredito que todos nós já sentimos. Lidar com a avalanche de memórias que Melanie despeja nela, chega em certos pontos a esmagá-la, porém mais dificil de se lidar é com as emoções que essas lembranças trazem. A mensagem do livro é muito boa, lutar até o fim pelo que achamos certo, e não desistir. Por que o que parece ser impossivel, pode nos surpreender. É um ótimo romance, o amor que Jared e Melaine sentem é lindo, mas ela só existe na mente do corpo que um dia foi seu, já Ian se apaixona por Peregrina mesmo com todas as dificuldades que isso pode trazer , mas não pode tê-la porque o corpo que tem é do amor de seu melhor amigo. Tenho certeza de que muitos irão gostar.

Bjusss, Bjoksss, Bjõessss.


Template by:

Free Blog Templates