domingo, 7 de agosto de 2011

FORTALEZA DIGITAL

Olá Kbronscos e Kbronscas!!!


Esse é o primeiro livro que leio de Dan Brown. Sei, sei que ele é muito famoso, e que dois dos livros dele já viraram filme, mas só agora consegui ler um livro desse polêmico autor.






SINOPSE:


Susan Fletcher é uma famosa criptóloga, que trabalha para NSA (Agência de Segurança Nacional), uma organização americana, mais poderosa que a CIA ou qualquer outra organização de segurança mundial. A agência é responsável por toda vigilância tecnológica , interceptando e descifrando os códigos enviados por criminosos no mundo todo. É tida como inviolável e capaz de decifrar qualquer código enviado por meio digital, com o seu poderoso TRANSLTR, um super computador que custou milhões de dólares ao governo. Mas Ensei Tankado, um ex-funcionário da NSA, está determinado a manter o direito de liberdade de pessoas comuns, e desenvolve um algorítmico de encriptação inquebrável, o que é considerado impossível até então, mas caso se torne publicamente utilizado, tornará o super computador inútil. Para garantir que o programa se torne público, caso ele morra, Ensei cria duas chaves para acessar o fortaleza digital, uma fica com ele e a outra fica com um parceiro, conhecido apenas pelo codinome  North Dakota. Trevor Strathmore vice-diretor da NSA, após descobrir a existência do tal algarítmico, fica determinado a destruí-lo, e após receber um comunicado informando a morte de Ensei na Espanha, pede que David Becker, um professor universitário profundo conhecedor de vários idiomas e noivo de Susan, que vá até a Espanha e traga tudo o que estava com Ensei na hora de sua morte. David descobre que antes de morrer Ensei tentou chamar a atenção de várias pessoas em uma praça, e que um desconhecido pegou um anel que estava em seu dedo, anel este que seria a chave para acessar o fortaleza digital. Mas David não é o único que esta procurando por esse anel, ao mesmo tempo que tenta encontrá-lo precisa lutar pra se manter vivo. Susan e o vice-diretor Strathmore  precisam impedir que o fortaleza digital se torne público, mas para isso precisam da chave que estava com Ensei, ou descobrir quem é o misterioso North Dakota.



CAPAS:




Em português






Em inglês






Em espanhol



SOBRE O AUTOR:

Daniel Brown,  nasceu em Exeter uma cidade no estado de New Hampshire nos EUA, em 22 de junho de  1964. Sua mãe Constance (Connie) foi uma musicista profissional que tocava órgão na igreja, seu pai Richard era professor de matemática  escreveu  o didático best seller matemático Advanced Mathematics: Precalculus with Discrete Mathematics and Data Analysis, que foi muito utilizado no país.


SITE OFICIAL:







INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:


Título original: Digital Fortress
Editora: Sextante
Número de páginas: 336
Ano de lançamento: 1° edição 1998/ 2° edição 2005
Nota que dou a esse livro: 10
Curiosidade:
*Existe um filme chamado "A fortaleza digital", mas não foi baseado no livro, o filme é de 1993.


MINHA OPINIÃO:

Bom, estava ansiosa pra saber como era a forma de narrar de Dan Brown, e não poderia ter começado com um livro melhor, fortaleza digital é um triller tecnológico maravilhoso, mesmo para quem não gosta de histórias ambientadas no mundo digital, com certeza irá gostar dessa, por que não fica unicamente presa a isso, tem história de amor, amor platônico  muitos mistérios e mentiras. Sempre esta acontecendo alguma coisa que consegue prender sua atenção. E também nos faz pensar até que pondo realmente somos livres, será que nossos emails e dados digitais são vistos mesmo somente por quem deve lê-los? Sabemos que os rackers estão ai em qualquer lugar do mundo prontos para meter a mão em qualquer tipo de informação que lhes seja importante, mas será que somente eles, buscam isso? Esse livro deixa você com uma grande pulga atrás da orelha, e lhe faz pensar melhor sobre o que você escreve ou coloca na rede, afinal qualquer um pode ter aceso, sejam hackers ou governos. 


Bjuss, Bjoksss, Bjõesssss

1 comentários:

jonatã disse...

Bem, posso falar sobre o mesmo pois sou um fã do Dan. Com uma maneira única, é de fato fascinante o enredo passados em suas todas as suas obras. Fortaleza Digital é magnifico, surprente; instigante e imprevisível.

Jonatã Ribeiro do Monte

Postar um comentário

Template by:

Free Blog Templates